Formação SDPJ Porto

 “Pastoral Juvenil em chave sinodal.”

O SDPJ Porto propôs 4 momentos de formação para todos os animadores e coordenadores de grupos com jovens.

A formação tinha o tema “Pastoral Juvenil em chave sinodal” e teve cerca de 250 participantes.

Todos os anos o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil tem proposto momentos de formação, como este, para todos os coordenadores e animadores de grupos com jovens e este ano desafiaram-nos a pensar onde ou como a JMJ foi um exemplo de Sínodalidade. A partir do pensamento do Padre Koldo, Salesiano, usando um pequeno vídeo de animação e um quadro sobre o “Lava-pés”, de Tintoretto, para reflexão, pedia-se aos participantes que pensassem em como potenciar tantas estratégias e novas atitudes que a JMJ nos fez descobrir e erros a evitar. Muito mais que grandes conceitos, pediu-se, durante o tempo de formação, factos e evidências da transformação pastoral que a JMJ nos trouxe.

De salientar que este tema acompanha a Igreja Universal que neste momento ainda vive um Sínodo, exatamente sobre sinodalidade, mas é, sempre, importante saber colocar Jesus no centro da vida e da fé de cada jovem, vivendo em comunhão, percorrer diversos caminhos e “fazendo novas todas as coisas”.

O SDPJ Porto faz um balanço positivo destas formações: é bom sentir o empenho de tantos animadores, catequistas e coordenadores de grupos com jovens, na formação e promoção de cada jovem da nossa Diocese.