No dia 03 de fevereiro de 2024, uma larga centena de pessoas, na sua maioria jovens, cerca de 600, marcaram presença no encontro com o Senhor Bispo do Porto, Sr. D. Manuel Linda, no Europarque, em Santa Maria da Feira.
Esta atividade do SDPJ do Porto, “Escutar Deus na voz dos Jovens”, para a região pastoral Sul, acolhida pela Pastoral Juvenil da Vigararia de Santa Maria da Feira, tratou, sobretudo, de aproximar os nossos jovens a esta figura, por vezes tão enigmática, que é o bispo diocesano.
O jornalista Paulo Rocha, da Agência Ecclesia, foi o moderador escolhido para facilitar este dialogo entre o Bispo e os Jovens.
“Jovens, fazeis-vos ouvir gritando mais alto” apelava o Bispo do Diocesano, após ter sido confrontado por uma jovem que se queixava da impotência sentida na concretização de ideias mais audazes na sua paróquia.
Acrescentava o Sr. D. Manuel, que: “Somos uma organização que se rege por normas, o centro não são as normas, mas as pessoas…O caminho faz-se caminhando e nada se muda com um estalar de dedos, mas sim com a insatisfação e vontade de mudar.”
Os jovens apelavam, também, a uma igreja mais “moderna” para satisfação de toda aquela assembleia juvenil. “A igreja sou eu e és tu” dizia o Sr. Bispo! “Se queres uma igreja moderna, temos de trabalhar juntos.”. A proposta dava lugar, agora, a este desafio deixado pelo Bispo.
Outras questões colocaram-se de seguida: a possibilidade da nulidade do matrimónio em casos de violência doméstica, física e/ou psicológica; a possibilidade do casamento homossexual; como fazer luto após a morte de um ente querido; as razões da nossa esperança, da nossa fé perante esta sociedade que, tantas vezes, se diz agnóstica; como cativar as crianças e familiares para a catequese e para a Eucaristia, entre outras.
Para além deste diálogo em Igreja, em chave sinodal, fomos presenteados por momentos mais lúdicos e artísticos dos nossos jovens talentos da Feira.
A declamação do Poema “Desfecho” de Miguel Torga, que abriu todo este evento trouxe à memória a teimosa juvenil que bem conhecemos, de querer viver a vida sem Deus. E como nos lembrou e bem o Papa Francisco, nas JMJ, mesmo fugindo tantas vezes Dele, Deus nunca desiste de Nós.
Para além deste momento poético seguiram se outros dos nossos talentosos jovens: um mais rítmico e dançante apresentado pelo Grupo Gólgota Juvenil, da Família Passionista da Feira, outro de expressão clássica , vindo da Vergada, e finalmente, para desfecho desta belíssima noite, uma proposta de música alternativa de inspiração Cristã , os On Thee, dos jovens de Rio Meão.