Durante cerca de três horas, na noite do passado dia 20 de janeiro, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, sita em Lagares – Felgueiras, reuniram-se mais de 400 jovens e seus animadores, pertencentes, sobretudo, à região pastoral nascente da diocese do Porto, que congrega as Vigararias de Amarante, Baião, Castelo de Paiva-Penafiel, Lousada, Marco de Canaveses, Paredes e Felgueiras.

Numa noite bastante fria, os jovens rumaram a Felgueiras para que, através da sua voz, fosse escutado Deus, Ele que escuta, que é paciente, que compreende e que dá a todos a voz para verbalizarem as suas preocupações, as suas dúvidas, as suas críticas e as suas sugestões para que a Igreja se aproxime, mais e mais, de todos os seus fiéis.

A noite começou com a apresentação, por parte do grupo Macpiremo, do teatro “Surfistas do Amor”, que surgiu no seguimento da vivência da JMJ no nosso país e da interpelação a que os jovens “cavalguem as ondas da caridade”, para serem “surfistas do amor”, feita pelo nosso Papa, aquando da sua despedida aos voluntários da JMJ, em Lisboa, no passado dia 6 de Agosto.

Seguiu-se uma conversa moderada pelo jornalista da Ecclesia, Paulo Rocha, em que o Bispo Auxiliar D. Vitorino Soares ouviu atentamente os delegados das Vigararias presentes e, mais do que dar respostas às questões que foram levantadas, interpelou todos os jovens a serem parte da solução.

Com efeito, numa altura em que se coloca a questão “E agora?”, todos se mostraram interessados em conseguir fazer com que o movimento de renovação da igreja observado com a realização da JMJ em 2023 no nosso país seja contínuo, tanto com maior abertura da Igreja como com a assumpção de maiores responsabilidades pelos jovens no seu seio. Estes jovens que são “O Agora de Deus”.

A noite terminou com o tão tradicional Cantar de Reis, em espírito festivo, tanto pelo Agrupamento de Escuteiros de Margaride, como pelo Grupo de Cantar de Reis da Paróquia de Lagares, anfitriã da actividade.