Escutar Deus na Voz dos jovens

Trofa – Vila do Conde – Região Pastoral Norte

 Cerca de 300 jovens e animadores de grupos com jovens encheram o Salão Paroquial de Fornelo, Vila do Conde, para mais um Escutar Deus na voz dos jovens.

Foi o último Escutar Deus na voz dos jovens de 4 encontros promovidos pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil. Desta vez organizado pela Vigararia Trofa – Vila do Conde, em coordenação com a Região Pastoral Norte.

Catorze Jovens das Vigararias de Paços de Ferreira e Trofa – Vila do Conde mostraram e apresentaram ao Sr. D. Manuel, Bispo do Porto, as suas ideias, preocupações, perguntas e sugestões.

Os jovens abordaram assuntos como: casos mais sensíveis no seio da igreja, a abordagem de prevenção e escuta das vítimas, novas formas de evangelizar, a maior proximidade, novas formas de celebrar, reviver a liturgia, aumentar a confiança nos leigos para tarefas mais administrativas, para que os “párocos tenham mais tempo para ser pastores”, referiu assim um jovem da Trofa.

De Paços de Ferreira chegaram ainda preocupações com o trabalho realizado dentro dos estabelecimentos prisionais e centros educativos de menores.

Além do momento de partilha e escuta dos jovens com o Bispo do Porto, orientado mais uma vez pelo Paulo Rocha, jornalista da Agência Ecclesia, o grupo Os Caminhantes de Fornelo animaram a noite com momentos de dança, representação e canto.

A noite terminou com grande atuação do Dj Zé Pedro, prata da casa, e já habitual nas atividades do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil.

A atividade Escutar Deus na Voz dos jovens é mais uma atividade de escuta e proximidade aos jovens da diocese. Um bom ponto de partida para o processo de escuta que se propõe viver com o convite e carta do Sr. D. Manuel, “Porto que procuras, vinde e vede”.